III

Estamos diante do Inelutável. Esta é a experiência. Podemos não contar com nenhuma esfera transcendente, mas há o Coração da Vida. Entregue-mo-nos a Ele.

Deus é o Homem e o Homem é o Deus, Cristo é o Homem e o Homem é o Cristo, a Mulher é Maria e Maria é a Mulher. O caminho do Homem para Deus deve ser o mesmo do homem para o Homem.

A Mulher é aquela que não foge. O Homem é aquele que não pára de afirmar. A mulher deve recolher a afirmação, o Homem deve recolher a dádiva. A Mulher é a Vida, o Homem é a Palavra. No jogo de Cavaleiro e Dama o Homem é Menino, a Mulher é Mãe. No outro polo do jogo, o Homem é o senhor, a Mulher é Serva.

Da nossa mais profunda dor sobe o apelo à Grande Mãe. Sempre perdida, jamais encontrada, mas ainda assim ansiada na perpétua agonia de nossas vidas volteando sem cessar ante o altar da Mãe. Ah! O altar da Mãe é também o altar do Verbo. Porque nele cresce e se debate o desespero - ainda que prenhe da mais dolorosa esperança - da chama dessa vela que ora morre, ora revive: nossa alma revolta e transviada que deseja se fundir em algo melhor do que ela mesma, em sua necessidade, em sua culpa, em sua dor, em sua permanentemente frustrada aventura de alegria.

Onde encontrar a Mãe para nela, no seio Dela, ser Menino Deus? Onde encontrar a Mãe para nela afundar nossa angústia das raízes por nós perdidas antes mesmo de sermos e de nos destroçarmos entre as arestas dessa indesejada existência? Onde encontrar a Mãe para nela morrermos, a mãe redescoberta na menina que se fez serva para ser novamente mãe do Menino recuperado? Como o burguês poderá jamais entender esse mais doce que tremendo mistério?

A Mãe se perdeu: e raros a reencontraram em sonho e preferiram, depois disso, abandonar a luz cansada desses dias para se fixarem na nebulosa noite banhada pela Estrela remota que ensinou aos homens o caminho do Menino e à Mãe o caminho da Serva.

Mas estamos diante do Inelutável. E a Mãe quando começará a nascer?

Autor: 
Ângelo Monteiro
Livro: 
O Ignorado

Comentários

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.